Bolo de chocolate e amendoim + sorvete de cereja, jabuticaba e kiwi. |
É amiguinhos..... titia Gabí estava sumida por conta de uma semana de trabalho escravo árduo, mas tudo bem... Aproveitando o embalo de posts deliciosos do meu amado chinês, resolvi dar uma garimpada na net em busca de uma receita pra adocicar a minha vida.... -> Adocica meu amor.... adocica!!!
A receita foi praticamente toda modificada devido a escassez de ingredientes aqui em casa, somado a preguiça, dor na coluna, dor no braço direito, dor nos pés, nas pernas e ao calor infernal que faz nessa época do ano. Saudade do inverno, gente!!
Torçam para que no próximo post eu esteja menos rabugenta, velha e reclamona. Mil perdões, mas é que nessa época do ano, parece que todo mundo fica doido pelo clima pré-férias, pré-Natal (não o de gravidez), pré- décimo terceiro e por aí vai....
Voltando ao assunto da receita, esta exigia 4 ovos grandes e adivinhem.... titia só tinha UM!! Um único ovo solitário na geladeira, e ainda por cima, bem miúdo coitado, teve que dar conta da receita toda sozinho. Isso mesmo, usei um ovo só. Ficou bom viu?!
Vamos aos ingredientes que você vai precisar:
- Cerca de 1 xícara de chocolate meio-amargo, picado
- 1/2 xic. açúcar cristal
- 2 colh. (sopa) de amendoim sem casca triturado
- 1/8 colh. (chá) sal
- 6 colh. (sopa) de manteiga sem sal em pedaços, ligeiramente amolecida
- 4 ovos grandes, tirados direto da geladeira - Só usei 1!!!
- 1 colh. (chá) extrato de baunilha
Modo de preparo:
- Posicione a grade na parte mais baixa do forno e pré-aqueça a 180ºC (parece estranho não assar o bolo no meio do forno, mas acredite na receita).
- Aqueça o chocolate em banho-maria até que esteja quase totalmente derretido. Remova do fogo e mexa com uma espátula para terminar de derretê-lo e transfira para a tigela da batedeira.
- Junte o açúcar, o amendoim e o sal ao chocolate, e bata por alguns segundos em velocidade baixa, com o batedor de arame de batedeira, só para misturar.
- Junte a manteiga e bata em velocidade média, até que esteja cremoso e homogêneo.
- Junte os ovos, um a um, batendo em velocidade média-alta, por cerca de 2-3 minutos, até que a massa esteja clarinha e muito leve, com consistência de cobertura amanteigada de bolo. (Só usei um!!)
- Transfira para a forma, espalhando com uma espátula e alisando a superfície tanto quanto possível, e leve ao forno por 25-30 minutos, ou até que um palito inserido a 5cm da borda da forma saia limpo, e inserido no centro do bolo saia ainda com gruminhos de massa grudados.
- Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar, período durante o qual o bolo vai desinflar completamente e desgrudar das laterais da forma.
- Sirva de preferência quente.
- Melhor acompanhamento possível: sorvete.
Não era pra ficar com esses furinhos mas..... |
.... ao desenformar, olha só que aspecto delicioso que ficou!!! |
2 comentários:
vc vive me prometendo um bolinho.... hunf...
ain mor.... to treinando um monte pra surpreender vc ;-)
Postar um comentário