Já que estou em casa decidi me cuidar e comer direito (comi uma fatia de pizza carioca de R$10,00 realmente frustrante, heheh). Como ganhei um pedaço de Tofu fresco esta semana da minha professora de mandarim e não queria desperdiçar, acabei unindo o útil (saudável tofu) ao agradável (mesmo mal falado, tofu pode ser bem gostoso e até gourmet).
Segundo o oráculo: Tofu (em japonês: 豆腐, tōfu) é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China (assim como tudo que é bom ou falsificado.... hahahah), mas muito comum também na alimentação japonesa ecoreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência (mas o gosto não tem nada a ver...).
Vou lhes contar, fazer tofu dá o maior trabalho.... Já me esqueci quantas vezes, durante a infância, minha mãe me fez ficar mexendo leite de soja na panela em vez de me deixar assistir televisão (obrigado, mãe), para depois descobrir que o negócio esquisito e qualhado virava uma massa insonsa e sem gosto! Para minha sorte, mamãe é cozinheira de mão cheia e fazia vários truques (maravilhosos) para tornar o tofu uma gororoba interessante e deliciosa.
Desde cozinhar em molhos até fritar em imersão, o tofu permite uma gama gigantesca de experimentações e variações. Hoje eu decidi inovar simplificando, cosumindo o tofu sem modificar em demasiado suas características texturais naturais (ou seja, branco e mole, hehehe).
Tofu, cebolinhas e gengibre! |
Para nossa receita de aperitivo precisamos de:
- 1 Tofu fresco (relativamente fácil de encontrar hoje em dia nos supermercados);
- 3 cebolinhas picadas;
- Um pouco de gengibre ralado;
- 1 pitada de sal;
- 1/2 xícara de Shoyo (eu meço direto no olho, hehehe);
- 2 colheres rasas de Açúcar;
- 1/4 de xícara de Sakê (ou vodca ou pinga... que eu também meço direto no olho, hehehe)
- Água para ferver;
- Água gelada.
- Cortar o tofu em cubos grandes;
- Ferver bastante água com um pitada de sal;
- Jogar o açúcar em uma outra panela em fogo baixo;
- Adicionar o shoyo e o sakê;
- Não deixar o molho fervendo, quando levantar fervura, levante a panela e gire o molho e retorne ao fogo, continue nisto até o molho engrossar um pouco (só um pouco, vai levar uns 3 a 5 minutos).
- Jogar o tofu na água fervente e deixar por 2 minutos;
- Escorrer o tofu e colocar em água gelada para cortar o cozimento.
- Montar o tofu em um prato, jogar o molho, o gengibre e a cebolinha, voilá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário